LETRAMENTO NUTRICIONAL EM SAÚDE E ESCOLARIDADE DE PESSOAS IDOSAS COM DIABETES MELLITUS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.3-art.1904Palavras-chave:
Pessoa idosa, Letramento em Saúde, Escolaridade, Diabetes Mellitus, Educação em saúdeResumo
O estudo tem por objetivo investigar a relação entre o letramento nutricional em saúde e a escolaridade em pessoas idosas com diabetes. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de um hospital público da cidade do Recife, Pernambuco. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e bioquímicas, e o letramento nutricional em saúde por meio do instrumento Letramento Nutricional entre pessoas com Diabetes. A maioria das pessoas idosas, era do sexo feminino, com idade prevalente de 60-69 anos, baixa escolaridade, com mais de 10 anos de diagnóstico de diabetes. O letramento nutricional inadequado foi predominante na população e esteve relacionado com a escolaridade. Dentre as palavras do instrumento, ‘Alimento light” (76,9%), “Probiótico” (62,6%), “Carboidrato” (62,6%), “Alimento diet” (62,6%), “Antioxidante” (58,2%) e “biscoito recheado diet” (58,2%) foram as que apresentaram maior significância de erro/não sabe entres aqueles que possuíam ≤ 8 anos de escolaridade. Com isso, espera-se que os profissionais possam identificar os fatores sociodemograficos e educacionais dos idosos com diabetes mellitus tipo 2 e implementem estratégias assistenciais mais efetivas que melhorem a capacidade de compreender os aspectos nutricionais, consequentemente uma melhor capacidade de autogerenciamento.
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