EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.35-art.1140Palavras-chave:
Queimaduras, Educação em Enfermagem, Prevenção de AcidentesResumo
Objetivo: relatar a experiência de graduando e pós-graduandos em ministrar minicurso sobre prevenção de queimaduras em um evento de extensão de uma universidade federal. Método: relato de experiência. O material do minicurso foi elaborado por três estudantes e uma docente do curso de enfermagem, sendo duas enfermeiras, em formação de mestrado e um aluno do curso de graduação em enfermagem. Foram realizadas buscas na literatura científica e nas sociedades de que tratam assuntos de queimaduras e lesões de pele para o preparo do minicurso. Resultados: A atividade foi dividida em três momento e o material educativo foi composto por cinco blocos de conhecimentos, a saber: 1) Breve história sobre a queimaduras a partir do surgimento do fogo e o conceito de queimadura; 2) Epidemiologia no mundo e no Brasil; 3) Anatomia e Fisiologia da Pele; 4) Classificação e gravidade das queimaduras e por fim, 5) Os agentes causais e primeiros socorros. Conclusão: A construção, organização e apresentação do minicurso permitiu aos autores um aprendizado no que se diz respeito a identificação da necessidade do público, a procura por materiais relevantes sobre queimaduras e a transformação do conteúdo científico em uma linguagem acessível a todos.