FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE DO FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1187Palavras-chave:
Doadores de Sangue; Educação em Saúde; Docentes; Saúde Escolar; Promoção da Saúde.Resumo
Objetivo: relatar uma experiência sobre a realização de ações para a formação de professores para a captação de doadores do futuro em escolas públicas do município de Tucuruí, Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência oriundo da realização de um projeto de extensão universitária interdisciplinar e intersetorial desenvolvido pela Universidade do Estado do Pará em parceria com o serviço de saúde de média complexidade Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, o qual consistiu na realização de ações alusivas a formação de professores para a captação de doadores do futuro em escolas públicas da educação básica. Resultados: a experiência aconteceu em etapas: 1) revisão de literatura para aprofundamento acerca da problemática e aquisição de conhecimentos sobre soluções; 2) planejamento e organização de materiais e atividades e 3) execução das ações. As temáticas abordadas durante as formações foram: contexto histórico da doação sanguínea, conceituação e importância da transfusão sanguínea, dados estatísticos sobre doação, funcionamento de um hemocentro e etapas de uma doação, mitos e verdades sobre a doação. Considerações Finais: a experiência conseguiu despertar interesse nos professores pelo tema, portanto, conclui-se que os alunos também serão agraciados com o conhecimento, vindo a tornarem-se possíveis doadores.