Validação de um serious game para atendimento ao bebê: estudo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1195Palavras-chave:
Software; Tecnologia educacional; Reanimação cardiopulmonar; Pediatria; Emergências.Resumo
Objetivo: validar a usabilidade e aplicabilidade de um serious game sobre assistência ao bebê menor de um ano em parada cardiorrespiratória, na perspectiva de profissionais de enfermagem de um serviço de pronto atendimento. Método: estudo metodológico que utilizou Design Participativo e o instrumento EGameFlow. Os sujeitos foram nove profissionais de enfermagem de uma Unidade de Pronto Atendimento. Os dados foram coletados por meio de grupo focal e submetidos à análise categorial temática. Resultados: todas as dimensões do instrumento EGameFlow mostraram-se adequadas. A discussão em grupo permitiu a configuração de duas categorias 1) Dificuldades vivenciadas pela equipe no uso do Reanimabebê; 2) Reanimabebê: inovação tecnológica e realismo como estratégias para a educação permanente. Os resultados foram consolidados com base na avaliação do game pelos profissionais. Considerações Finais: a ferramenta constitui-se adequada para aplicabilidade, além de ser inovadora, didática e próxima da realidade vivenciada.