COMPLICAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS EM PACIENTES INFECTADOS POR COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • ALINE SOUSA FALCÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Fábio França Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1227

Palavras-chave:

COVID-19, Infecções por Coronavírus, Procedimento cirúrgico, Intervenções Cirúrgicas, Complicações pós-operatórias

Resumo

Objetivo: identificar as principais evidências científicas disponíveis relativas às principais complicações pós-operatórias em pacientes Pós-COVID-19. Método: revisão integrativa, baseado em estudos publicados online nas seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO, LILACS, com a questão norteadora: “Quais as atuais evidências científicas disponíveis na literatura a respeito das complicações pós-cirurgia em pacientes após infecção por COVID-19?” com critérios de inclusão: estudos que abordavam complicações cirúrgicas em pacientes após infecção por COVID-19, publicados em português e inglês, no ano de 2020 a 202. A estratégia de busca seguiu a estratégia PICOS conforme pressupostos do PRISMA. Resultados: 7 artigos foram selecionados. As seguintes complicações pós-operatórias em pacientes com COVID-19 foram identificadas: complicações pulmonares, complicações infecciosas (não pulmonares), lesão renal aguda, complicações tromboembólicas, choque séptico e aumento da mortalidade. Conclusão: A cirurgia pode tem um impacto negativo em pacientes COVID-19, mesmo os que são assintomáticos, elevando a mortalidade e a necessidade potencial de internação pós-operatória em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), portanto, todos os procedimentos não urgentes devem ser adiados até que o paciente tenha cumprido com os critérios de isolamento e cuidados de transmissão e a Covid-19 tenha entrado na fase de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio França Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e esta se Graduando em Direito (2018) pela Faculdade Estácio. Possui: Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (2011); Especialização em Estatística pela Universidade Estatual do Maranhão (2012); Especialização em Pesquisa Clínica (2019) pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Mestrado em Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e Doutorado em Biotecnologia pelo Programa RENORBIO (2018). Atualmente é Docente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em São Luís (HU-UFMA) (2012). Foi Professor NÍvel III no SESI (2012). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunogenética, Biologia Molecular e Genética Humana. Ajudou na implantação do Serviço de Imunogenética para Transplantes no Laboratório de Estudos Genômicos e de Histocompatibilidade do Hospital Universitário da UFMA, no qual colaborou com a parte técnica e administrativa. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUUFMA. Colaborou na Implantação do Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica (LIME) do HU-UFMA. Trabalhou no Laboratório de Imunohistoquímica do HUB/UnB. Atualmente é Biólogo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lotado no Hospital Universitário da UFMA.

Publicado

29-12-2021

Como Citar

1.
FALCÃO AS, Silva FF. COMPLICAÇÕES PÓS-CIRÚRGICAS EM PACIENTES INFECTADOS POR COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 29º de dezembro de 2021 [citado 17º de dezembro de 2024];95(36):e-021164. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1227

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO