O PRELÚDIO DOS CURSOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1232Palavras-chave:
Enfermagem, História da Enfermagem, Pesquisa Qualitativa, Técnicos de Enfermagem, UniversidadesResumo
Objetivo: Discutir a trajetória histórica da criação dos cursos técnicos de enfermagem nas três escolas vinculadas à Universidade Federal do Piauí. Método: O estudo insere-se em uma abordagem sócio-histórica de caráter qualitativo. Utilizaram-se fontes primárias e secundárias, bem como a legislação que autoriza a criação do curso. A coleta de dados compreendeu as etapas: pesquisa em fontes documentais, entrevistas com colaboradores, sendo estes, docentes dos três colégios vinculados, totalizando oito colaboradores. Resultados: Essa pesquisa qualitativa descreveu a trajetória histórica da criação dos cursos técnicos de enfermagem das escolas vinculadas à Universidade Federal do Piauí. As falas revelam que os principais motivos que impulsionaram a origem dos cursos nas três escolas foram a demanda local, escassez de profissionais da área e interesses institucionais. Considerações finais: Pretende-se que este trabalho possa representar uma contribuição para a história e identidade da Enfermagem profissionalizante no Piauí, em especial, dos cursos Técnicos em Enfermagem.