Educação Permanente em Saúde em Prevenção e Controle das Infecções em Unidade de Emergência
Palavras-chave:
Educação Continuada, Educação em Saúde, Gestão em Saúde, Infecção Hospitalar, Serviço Hospitalar de EmergênciaResumo
Objetivos: Analisar os resultados de um processo de Educação Permanente em Saúde para controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde a partir do levantamento de necessidades formativas de trabalhadores de uma Unidade de Urgência e Emergência hospitalar. Método: Estudo qualitativo realizado com oito profissionais desta unidade e que foi composto por três momentos: 1. Grupo Focal para identificação da experiência teórico-prática com as infecções e das necessidades de formação; 2. Oficinas de Educação Permanente em Saúde para construir o conhecimento acerca das necessidades levantadas; e 3. Avaliação do processo educativo com novo Grupo Focal. Os áudios foram transcritos e analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Os participantes possuem conhecimento sobre estas infecções e tentam aplicar ações de prevenção diariamente, porém diversos fatores apresentam-se como obstáculos para concretizá-las, como falta de informações, de comunicação e de cuidado, além da grande sobrecarga de trabalho. Considerações finais: As oficinas demonstraram-se uma importante ferramenta problematizadora para a reflexão sobre as Infecções e sua prevenção. Deste modo, é possível desenvolver a mudança da prática por meio da Educação Permanente em Saúde, com promoção de aprendizagem significativa e cogestão de processos de trabalho grupais.