Avaliação da terapia fotodinâmica mediada por azul de metileno na cicatrização

estudo experimental in vivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.36-art.1247

Palavras-chave:

Fototerapia; Fotoquimioterapia; Azul de metileno; Cicatrização; Ferimentos e lesões.

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos tissulares de uma única aplicação da Terapia Fotodinâmica em lesões induzidas em modelos experimentais, determinando sua influência na formação colagênica e na duração do ciclo celular. Método: Cinquenta lesões induzidas em camundongos Mus Musculus foram randomicamente tratadas com Terapia Fotodinâmica mediada por Azul de Metileno a 0,01% ativado por Laser vermelho 660 nm (G1), Laserterapia sem fotossensibilizador (G2), Azul de Metileno a 0,01% (G3), Pomada dermatológica como controle positivo (G4) e água destilada como controle negativo (G5), sendo avaliados histologicamente quanto à deposição colagênica e áreas de organização nucleolar após 72 horas do tratamento. Resultados: Os grupos fotoativados apresentaram diferença significativa quanto à deposição colagênica (p<0,05) pela coloração de Tricrômio de Masson, demonstrando evidências de redução do tempo de reparo. Não houve diferença significativa (p> 0,05) pela técnica AgNOR nas regiões organizadoras nucleolares. Conclusões: A Terapia Fotodinâmica e a fotobiomodulação por Laser apresentaram evidência de deposição colagênica já nas primeiras horas do processo de cicatrização, sem necessariamente alterar a duração do ciclo celular local, não exercendo aceleração no processo de proliferação celular nas condições experimentais avaliadas neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erick Souza Neri, Universidade Federal do Amapá

Ex-membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Biofotônica e Neuromodulação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando no Laboratório de Práticas de Saúde (LAPRAS). Ex-bolsista na modalidade PROBIC/UNIFAP 2020-2021 sob o título "Protocolo da tecnologia REAC na Síndrome Pós-Covid-19 (SPC-19)", ex-bolsista PIBIC/CNPq 2018-2019 sob o título "Estudo comparativo da Laserterapia e da Terapia Fotodinâmica sobre a síntese proteica celular a partir da técnica AgNOR: Estudo experimental", ex-bolsista 2019 em Extensão sob o título "Otimização Neuropsicofísica pela tecnologia REAC na Modulação da Sintomatologia da Ansiedade, Depressão e Estresse na Comunidade da UNIFAP", do curso de bacharelado em Enfermagem da UNIFAP. Atua nas linhas de pesquisa: feridas, Laserterapia, ILIB, Terapia Fotodinâmica, REAC e Inovações Tecnológicas Aplicadas à Saúde.

Taynara Camille Guilherme Lima, Universidade Federal do Amapá


 

Rafael Pires Moreira, Universidade Federal do Amapá




Ana Rita Pinheiro Barcessat, Universidade Federal do Amapá



Publicado

30-11-2021

Como Citar

1.
Neri ES, Nascimento Júnior CFM, Lima TCG, Moreira RP, Barcessat ARP. Avaliação da terapia fotodinâmica mediada por azul de metileno na cicatrização: estudo experimental in vivo. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 30º de novembro de 2021 [citado 17º de maio de 2024];95(36):e-021176. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1247

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL