METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA AS VIVÊNCIAS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2023-v.97-n.4-art.1698

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência da utilização de metodologias ativas nas atividades de monitoria no ensino de semiologia e semiotécnica em enfermagem e as suas contribuições nas vivências práticas da disciplina. Métodos: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Resultados: As metodologias ativas utilizadas na monitoria de semiologia e semiotécnica foram gincanas, jogos e confecções de feridas com registro de enfermagem. Elas promoveram o raciocínio crítico do discente por meio da participação ativa, contribuindo na compreensão dos conteúdos e visão crítica dos conteúdos aplicados à prática. Conclusão: Conclui-se que a experiência com metodologias ativas proporcionou resultados positivos na fixação dos assuntos abordados e melhor desempenho na prática, contribuindo para formação acadêmica e profissional dos discentes de enfermagem.

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Biografia do Autor

joselane izaquiel marinho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Schirley Maria de Araújo Azevêdo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Clara Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande

Edlene Régis Silva Pimentel, Universidade Federal de Campina Grande

Professora na Universidade Federal de Campina Grande

Lidiane Lima de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Professora na Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

03-10-2023

Como Citar

1.
marinho joselane izaquiel, Araújo Azevêdo SM de, Silva CR da, Pimentel ERS, Andrade LL de. METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA AS VIVÊNCIAS PRÁTICAS. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 3º de outubro de 2023 [citado 4º de dezembro de 2024];97(4):e023188. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/1698

Edição

Seção

RELATOS