A educação permanente como instrumento para a gestão da informação em atenção básica de saúde
Permanent education as a tool for information management in primary health care
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.594Palavras-chave:
Educação Permanente, Gestão da Informação em Saúde, Registros de Enfermagem, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetiva-se descrever o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, no que se refere à produção e utilização dos registros em saúde, e discutir a importância da gestão da informação em saúde e sua relevância para a qualidade dos registros de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, pesquisa de campo com análise documental, que teve como cenário, três Centros Municipais de saúde localizados no município
do Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Os participantes foram doze profissionais de enfermagem em atividade nestas unidades. O referencial teórico está baseado no conceito de uma prática reflexiva defendido por Donald Schön, que enfatiza a
instrução e a aprendizagem, através do fazer, sendo os dados analisados a partir das dimensões para análise e atributos para gestão da qualidade da informação propostos por De Sordi. Três categorias emergiram do estudo, as quais foram
analiticamente denominadas de: A prática do registro no ”fazer” da enfermagem, A qualidade do registro no pensar da enfermagem e Os registros de enfermagem no contexto da gestão da informação em saúde. Conclui-se a necessidade
de investir em estratégias de educação permanente, visando promover o desenvolvimento da responsabilidade intelectual e, consequentemente, o aprimoramento da prática de registrar em enfermagem