A educação permanente como instrumento para a gestão da informação em atenção básica de saúde

Permanent education as a tool for information management in primary health care

Autores

  • Dorquelina Augusta Maia Rodrigues Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Vangelina Lins Melo Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense
  • Josélia Braz do Santos Ferreira Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Thais Mara Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.especial-art.594

Palavras-chave:

Educação Permanente, Gestão da Informação em Saúde, Registros de Enfermagem, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetiva-se descrever o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica, no que se refere à produção e utilização dos registros em saúde, e discutir a importância da gestão da informação em saúde e sua relevância para a qualidade dos registros de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, pesquisa de campo com análise documental, que teve como cenário, três Centros Municipais de saúde localizados no município
do Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Os participantes foram doze profissionais de enfermagem em atividade nestas unidades. O referencial teórico está baseado no conceito de uma prática reflexiva defendido por Donald Schön, que enfatiza a
instrução e a aprendizagem, através do fazer, sendo os dados analisados a partir das dimensões para análise e atributos para gestão da qualidade da informação propostos por De Sordi. Três categorias emergiram do estudo, as quais foram
analiticamente denominadas de: A prática do registro no ”fazer” da enfermagem, A qualidade do registro no pensar da enfermagem e Os registros de enfermagem no contexto da gestão da informação em saúde. Conclui-se a necessidade
de investir em estratégias de educação permanente, visando promover o desenvolvimento da responsabilidade intelectual e, consequentemente, o aprimoramento da prática de registrar em enfermagem

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Publicado

21-11-2019

Como Citar

1.
Oliveira DAMR, Valente GSC, Melo VL, Sá SPC, Ferreira JB do SF, Silva TM. A educação permanente como instrumento para a gestão da informação em atenção básica de saúde: Permanent education as a tool for information management in primary health care. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 21º de novembro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];87(25). Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/594

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL