Segurança do paciente entre estudantes de Enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.94-n.32-art.934Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Patient Safety, Education, Nursing, Students, NursingResumo
Objetivo: analisar a produção científica acerca da compreensão dos graduandos de enfermagem sobre a segurança do paciente. Método: revisão integrativa com busca realizada de março a maio de 2020. O total de 15 artigos foi analisado com a tradução, leitura e interpretação dos resultados e comparação com o conhecimento teórico. Resultados: foram estabelecidos quatro eixos temáticos: o entendimento dos estudantes sobre segurança do paciente; os desafios da comunicação que podem afetar a segurança do paciente; os desafios do conhecimento dos estudantes e ensino sobre segurança do paciente e o papel do enfermeiro na construção da cultura de segurança. Conclusão: as compreensões dos estudantes foram: a insuficiente estrutura de ensino dos cursos de graduação, os dilemas éticos oriundos dos erros, o receio de infligirem danos aos indivíduos por desconhecimento das melhores práticas e os enfermeiros dos serviços vistos como protagonistas na conquista da cultura de segurança nas instituições de saúde.