Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.33-art.945

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem. Educação em enfermagem. Monitoria.

Resumo

Objetivo: revisar a literatura sobre monitoria acadêmica com vistas a identificar as contribuições que esta traz para o desenvolvimento de competências na formação de estudantes de enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que a busca pelos artigos deu-se através das bases de dados LILACS, BDENF, Web of Science, CINAHL e MEDLINE, utilizando os Medical Subject Headings (MeSH): “Students, nursing”; “Education, nursing” e “Monitoring”. Foram recuperados oito artigos que serviram de embasamento para esse estudo. Resultados: identificou-se como principais competências adquiridas pelos discentes: incentivo na área da docência, produção científica e participação em eventos acadêmicos, formação de melhor qualidade, desenvolvimento da competência de comunicação, liderança e para o trabalho em equipe. Conclusão: dessa forma, a monitoria acadêmica deve ser cada vez mais incentivada nas universidades, visto que é capaz de preparar o indivíduo favorecendo o desenvolvimento de importantes competências para atuação profissional no Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

Maria Jeny Sousa Oliveira, Universidade Regional do Cariri-URCA/UDI

 

João Paulo Xavier Silva, Universidade Estadual do Ceará.

 

 

 

Lucas Dias Soares Sachado, Universidade Estadual do Ceará.

 

 

Samyra Paula Lustoza Xavier, Universidade Regional do Cariri – URCA

 

 

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Publicado

11-03-2021

Como Citar

1.
Alves da Silva AK, Ferreira MLS, Oliveira MJS, Silva JPX, Sachado LDS, Xavier SPL. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Rev. Enferm. Atual In Derme [Internet]. 11º de março de 2021 [citado 15º de novembro de 2024];95(33):e-021038. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com.br/index.php/revista/article/view/945

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO